SEGUIR ESTE BLOG

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PEQUENA HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES

Encontramos na Grécia antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens à deusa Rheia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas de presentes, além de prestarem homenagens à deusa.
Na Idade Média, os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães e entregar-lhes presentes. Esse dia era chamado pelos ingleses de “Mothering Day”.
Em 1907, Ana Jarvis, da Filadélfia, iniciou uma campanha para instituir o Dia das Mães no aniversário de morte de sua própria mãe – o segundo domingo de maio.

No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em maio de 1918. A data passou a ser festejada em nosso país, mas sem nenhuma expressão. No ano de 1932, por ocasião de um “Congresso Feminista”, o então presidente Getúlio Vargas, através de um Decreto Lei, oficializou a data no segundo domingo de maio.

Com o passar dos anos, o Dia das Mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos passaram a comprar presentes para agradar-lhes e agradecer-lhes toda a forma de carinho e dedicação que receberam ao longo da vida.

O comércio no Brasil soube aproveitar bem a ideia de dar presentes às mães e passou a fazer enorme publicidade em torno dessa ideia, fazendo desta data a segunda data mais importante do calendário lojista.

Um comentário:

  1. Mãe, quem não tem, quem não ama, não é? E naturalmente o comercio pega carona nesta época para faturar um pouco, sendo esta a melhor data para o comercio, depois do natal. Boa postagem. Sucesso.

    ResponderExcluir